Na verdade, a vitamina D é um hormônio produzido pelo próprio corpo humano e sua importância pode ser vista quando ela está em falta no nosso organismo.
Em adultos, os ossos se tornam frágeis (osteopenia e osteoporose), com riscos de fraturas espontâneas e há a perda de força muscular, o que pode facilitar quedas. Já nas crianças, a deficiência pode comprometer o crescimento e levar a uma formação inadequada dos ossos, dando origem ao chamado raquitismo.
E isso acontece porque é a vitamina D que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino e também é responsável pela saúde dos ossos, e tem um papel importante na força muscular
A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Pode ser encontrada ainda em alguns poucos alimentos, mas em menor quantidade. Assim, o ideal é tomarmos sol sem filtro solar por pelo menos 20 minutos por dia.
Porém, em alguns casos, a critério médico, pode ser aconselhável o uso de suplementos de vitamina D, mas cuidado, doses altas de suplementação tem grandes efeitos colaterais.